Para ter certeza de que seu veículo está em perfeitas condições, é importante checar os equipamentos básicos, como os pneus, lubrificantes, freios e luzes. Selecione abaixo cada um deles e informe-se sobre as devidas providências para viajar com a consciência tranquila.
Radiador
Além de respeitar a data de troca do líquido de arrefecimento do motor, é preciso conferir o funcionamento da válvula termostática do radiador, da ventoinha, da bomba d’água e dos marcadores de temperaturas no painel do veículo.
Motor, Filtros e Fluidos
O motor é submetido a esforços maiores na estrada do que na cidade.
Por isso, não esqueça de checar o nível e a validades de todos os fluidos - como o óleo do motor e transmissão, o líquido de arrefecimento, fluido de freio, embreagem e direção hidráulica -, e seus respectivos filtros. Cheque também se não há presença de vazamentos. Se o prazo de troca de um dos fluidos estiver quase vencendo, não há problema em adiantá-la.
Combustíveis e Lubrificantes
Evite deixar o combustível parado muito tempo no tanque do seu carro logo antes de pegar a estrada.
Lembre-se de abastecer sempre em postos que você conheça. Prefira utilizar lubrificantes que sejam aprovados pelo padrão de qualidade da sua montadora, garantindo o aproveitamento máximo do seu automóvel.
Correia Dentada
É responsável por ligar o eixo-comando de válvulas ao virabrequim do motor, além de sincronizá-los e fazer com que as válvulas de admissão e de escapamento se abram e se fechem no momento certo.
Caso a correia dentada arrebente, o carro não funciona mais. Por isso, é importante checá-la na revisão. Recomenda-se a troca a cada 10 mil quilômetros.
Freios
É fundamental que as pastilhas do freio estejam em ordem. O material de frenagem não pode ter menos que 2 milímetros de espessura.
Assim o metal da pastilha não raspará no disco e o freio não perderá sua eficiência. Fique atento a barulhos e vibrações no freio. E se for preciso trocar as pastilhas, prefira trocar as duas do mesmo eixo ao mesmo tempo, evitando desequilíbrios.
Limpador de Para-brisas
Verifique se as borrachas e as lâminas estão em bom estado e também se os encaixes das hastes estão firmes, pois em caso de chuva o seu bom funcionamento é fundamental. Sempre lave a borracha das palhetas somente com água.
Pneus
Por serem eles que carregam o peso do carro e absorvem as irregularidades das pistas, garantindo a frenagem e a tração do veículo, é fundamental checar o desgaste, a calibragem e a pressão dos pneus.
Esta deve ser ajustada de acordo com a quantidade de passageiros e bagagens presentes do carro. Não esqueça de incluir o estepe na vistoria.
Sistema de Escapamento
É preciso que o sistema esteja sempre preservado, sem furos e com todas as peças. Sua importância está relacionada não só à redução dos lançamentos dos gases tóxicos do carro na atmosfera, como também mostrar, através da fumaça expelida, como está o estado do motor.
Sistema Elétrico, Faróis e Lâmpadas
É composto pela bateria, alternador, iluminação, sinalização e periféricos. A bateria é o componente principal, já que alimenta todo o conjunto e dura até 4 anos
Por isso é importante checar seu estado pelo menos uma vez ao ano. Já o alternador faz com que seu carro não dependa apenas da energia acumulada na bateria, é importante checá-lo para que partidas no motor ou variações na iluminação das lâmpados do farol não ocorram. O sistema de iluminação conta com lâmpadas que devem durar, no mínimo, 700 horas. Porém sua troca deve ser feita, por motivos de segurança, em no máximo dois anos de uso. As luzes de sinalização devem ser trocadas anualmente, já que são mais utilizadas. Os periféricos incluem vidros e travas elétricas, verifique-os para não se estressar durante a viagem.
Suspensão
A inspeção no sistema de amortecimento e estabilidade do veículo é fundamental durante a revisão.
Assim é possível saber qual o nível de desgaste do amortecedor, das fixações (buchas) e se há vazamento do fluido hidráulico. Recomenda-se a substituição do amortecedor a cada 40 mil km, já das bandejas, pivôs e terminais, a cada 50 mil km.
Velas e Cabos
As velas devem ser analisadas a cada 10 mil km, já o cabos, trocados a cada 50 mil km.
Qualquer falha neste sistema pode acentuar o desgaste dos cabos de ignição, causar falhas no motor, dificuldade de dar partida e comprometer a vida útil dos outros componentes.
Kit de Emergência
Triângulo, macaco, chave de roda e extintor de incêndio
Além de fazer a revisão, é preciso estar preparado para imprevistos. Por isso, verifique se estes equipamentos estão no carro e tenha certeza que estão em boa condição de uso, como por exemplo, o extintor de incêndio estar na validade.
Seguro
Se o seu carro possui seguro é importante verificar se está tudo em ordem, caso você precise acioná-lo durante a viagem
Tenha sempre em mãos o número da sua corretora de seguro e também o número da empresa licenciadora da estrada para eventuais emergências.
Estes são os principais itens que você deve revisar no seu carro antes de pegar a estrada. Caso precise de filtros de ar, pneus, faróis, lanternas traseiras, suspensão ou equipamentos de som e vídeo, navegue através do site da Connect Parts e faça já a sua compra!