Ícone Woofer

Woofer ou Subwoofer: Qual Comprar?

Publicado em 25/10 de 2013

O Guia de Compras sobre Woofers e Subwoofers tem o intuito de responder às perguntas mais frequentes de nossos clientes. Nele você entenderá quais as diferenças dos dois tipos de falantes, bem como, qual deles é o melhor para as suas necessidades. Confira!

Cada vez mais o som automotivo faz parte da vida dos motoristas. Os mais aficionados incrementam o projeto de som para obter mais potência e volume para o carro. Os Woofers e Subwoofers são elementos que podem agregar mais graves ou subgraves ao som do seu carro, deixando-o com um som realmente potente e no estilo “pancadão”.

Entre estes equipamentos há diferenças tanto nas frequências em que eles “tocam”, como em sua utilização. Dependendo de qual finalidade você deseja para o som do seu carro, você utilizará um ou outro; caso busque algo realmente potente, você poderá fazer a combinação entre os dois para obter melhor performance.

Outros pontos que serão abordados neste Guia de Compras, são questões que normalmente causam uma certa confusão nos consumidores. O significado de Ohm e como casar alto falantes com módulo amplificador, as diferenças entre as potências RMS e PMPO e as polegadas dos falantes.

Aproveite este Guia para não errar na hora de adquirir seus Woofers e Subwoofers.

Qual a diferença entre Woofers e Subwoofers?

Ambos são utilizados para frequência de sons graves, ou baixos, como alguns preferem falar. Porém, cada um deles toca uma frequência diferente no espectro sonoro. Confira:

Woofers


Woofer Shutt SH-12 400 MG 12 Polegadas 400W RMS 4 Ohms Bobina Simples Médio Grave

Os Woofers atuam nas faixas entre 50 a 5.000 Hz, seu tamanho varia de 6" a 21". Por atender um amplo espectro sonoro, ele não executa bem as frequências em ambas as extremidades, tanto os agudos como graves.

Quando dele é exigido frequências bem mais graves, seu som fica comprometido se comparado a um subwoofer, perdendo aquela qualidade e som empolgante produzido pelos subs.

Portanto os Woofers são recomendados para sons graves e médio-graves, excelentes para a categoria “Trio- Elétrico” pela sua resposta de frequência estendida.

São indicados para reproduzir sons como: bumbo, tambor, parte do piano, parte do baixo e da guitarra e muito usado para “rachas” de som.

Subwoofers


Subwoofer Pioneer TS-W3090BR 12

Os subwoofers são falantes para executar sons de baixa frequência (grave retumbante), sua faixa sonora varia de 20 a 1.500 Hz e seu tamanho está entre 8” e 21”.

A diferença entre ele e o woofer é que o subwoofer é desenhado para atender uma faixa muito específica no espectro sonoro. Devido aos subwoofers executarem sons de curta amplitude e frequências baixas, o deslocamento de ar é maior e é excelente para a categoria SLP (Sound Level Pressure).

Subwoofers são indicados para reproduzir sons como: contrabaixo, baixo eletrônico, bumbo de bateria e músicas com subgraves, como a música eletrônica.

Qual a melhor escolha para mim: Woofers ou Subwoofers?

Esta é uma pergunta frequente entre os aficionados por som automotivo: “quais dos equipamentos servem para mim?”, para fazer a sua escolha, você precisa entender qual finalidade que você deseja para o som do seu carro. Existem três tipos de projetos de som automotivo e para cada um deles há o tipo de falante de baixa frequência ideal:

  • Projeto Trio Elétrico
  • O projeto do estilo do trio elétrico tem como principal objetivo a reprodução do som para parte externa do carro. Visto muito em competição de som, reunião ou festas de amigos ao ar livre. Para este tipo de projeto o ideal é a utilização do woofer, por abranger uma ampla faixa de som. Sua propagação ajuda no desempenho desejado, que é justamente levar o som a parte de fora do carro.

  • Projeto SLP (Sound Level Pressure)
  • Como o próprio nome sugestiona, o projeto SLP é específico para a parte interna do carro, com uma forte potência dos graves. Normalmente são utilizados para aquela sensação causada pelo “pancadão”. Esse tipo de projeto deve ser usado com falantes subwoofers, mantendo a pressão do som para dentro do carro.

  • Projeto de Som de Alta Fidelidade (Hi-Fi)
  • Esse tipo de projeto é para pessoas que querem uma alta qualidade e refinamento em seu carro. Estão mais preocupados em ouvir música com uma fidelidade sonora, dentro do seu veículo, sem a pressão exagerada ou a preocupação de “jogar” o som para fora do carro. Para ter qualidade, o controle do som inteiro é necessário. Para isto, você deve adquirir um equalizador que controlará as frequências das músicas, um crossover para dividir essas frequências e usar um módulo para cada frequência. Com essas frequências executadas de forma independente entre elas, farão com que o som ganhe em qualidade e controle do som inteiro. Esse projeto, além de utilizar subwoofer e woofer, demanda ter outros alto falantes que abrangerão diferentes faixas do espectro sonoro.

Qual a diferença entre polegadas dos Woofers e Subwoofers?

A diferença entre os tamanhos das polegadas destes tipos de alto falantes está relacionada diretamente à sua potência de graves. Quanto maior o falante, maior o deslocamento de ar que ele oferece, e com isso, mais ganho nos graves e nas baixas frequências.

Quanto menor o falante, mais pressão ele vai ter – isso acaba promovendo uma perda dos graves de baixa frequência.

Subwoofers e Woofers juntos dão certo? Como "casar" woofers com subwoofers?

Projeto Woofers e Subwoofers
Projeto Woofer e Subwoofer
Fechar
Projeto Woofers e Subwoofers

Sim, ambos funcionam juntos. Porém, para casar woofers com subwoofers será necessário um módulo para cada falante e um divisor de frequência (crossover). O crossover faz justamente esse papel de dividir os sinais do som e assim cada falante trabalhará com sua frequência correta.

Para entender isso, vamos exemplificar de forma prática. Se o subwoofer trabalha em uma frequência de 60hz até 120hz, o woofer vai continuar de 120hz até 1hz ou mais, assim completando e abrangendo todo o espectro sonoro de subgraves, graves e médio-graves.

O que significa Ohm?

Símbolo Ohm

Ohm é a relação de impedância (resistência) entre alto falantes e módulos amplificadores. Para casar amplificadores e falantes, eles devem ter o mesmo número de Ohms. Exemplo: um alto falante que tenha 4 Ohms deverá ser ligado a um módulo amplificador de 4 Ohms, para que não perca potência, volume e qualidade e consiga manter o rendimento ideal dos equipamentos.

Fique atento, caso você utilize um alto falante de 4 Ohms e seu amplificador for de 2 Ohms, você terá perda de potência no som. Já o inverso, ou seja, se a medida de Ohms for menor no alto falante ocasionará danos permanentes.

Quais as diferenças entre RMS e PMPO?

O RMS e o PMPO são potências diferentes, mas ambas medidas em Watts. Confira abaixo essas diferenças:

PMPO e RMS
  • RMS (Root Mean Square)
  • É o “valor real da potência” do som medida em watts, ou seja, a potência máxima medida através de um período de amostragem que segue padrões internacionais de qualidade. Por sofrer testes padronizados internacionalmente, o RMS é considerado mais confiável.

  • PMPO (Peak Music Power Output)
  • É a potência máxima obtida através do equipamento em um período limitado de tempo. Não representa um “valor real de potência”, segue parâmetros do próprio fabricante e não leva em conta a distorção nessa medição. Por não obedecer aos padrões de qualidade, não é considerado confiável.

Agora que você já sabe tudo o que precisa para escolher Woofers e Subwoofers, aproveite para conferir as ofertas em som automotivo aqui na Connect Parts.

Esse conteúdo foi útil para você?

Recomende para seus amigos nas redes sociais!

Confira outros Guias

PróximoAnterior

Formas de Pagamento

  • Cartões de Crédito
  • Cartões de Débito
  • Boleto

Reconhecimento e Segurança

Connectparts Comércio de Peças e Acessórios Automotores S.A. CNPJ:08.677.036/0001-16 / IE: 438.241.764.116

Rua Carlos Tosin, 1256 - Marília, SP - CEP: 17512-120