Ícone Alarme Automotivo

Como escolher o melhor Alarme Automotivo para seu carro

Publicado em 25/10 de 2013

Está em dúvida na escolha do melhor alarme automotivo para seu veículo? Aqui sanamos as principais dúvidas sobre o equipamento, como os alarmes funcionam e os tipos que existem no mercado para proteger seu patrimônio.

A preocupação com o furto de automóveis vem crescendo no país, por ser um bem valioso é um alvo relativamente fácil para os ladrões e para o mercado negro de revenda de automóveis roubados, que fluem com certa facilidade. O alarme automotivo tornou-se portanto, um item extremamente importante para segurança de seu carro.

Hoje no mercado existem muitas opções de alarmes e preços que atendem as mais diversas necessidades, uns com funções mais sofisticadas que outros. Além disso, os modelos mais completos oferecem não só alarme, mas também corta combustível, trava e vidros elétricos, longo alcance do controle, personalização do toque sonoro entre muitas outras funções.

Um ponto importante na hora de decidir qual alarme se adapta em seu carro, é a questão do modelo de seu veículo. Para isso existem dois tipos de alarmes, o universal que pode ser instalado em diversos modelos e os alarmes automotivos específicos para cada marca e modelo de carro

Quanto à instalação, recomendamos que você deixe isso a cargo de um profissional do ramo, evitando aborrecimentos e erros na hora de colocá-lo em seu veículo.

Confira abaixo algumas características para não errar na hora de adquirir seu alarme automotivo.

Como os alarmes automotivos funcionam?

Basicamente alarmes são um conjunto de sensores ligados a algum tipo de sirene que detectam alterações no interior dos veículos. Dessa forma o alarme dispara assim que um desses sensores for acionado, seja por movimento no interior do automóvel, arrombamento das portas e janelas, ou mesmo quando as portas são abertas com o alarme armado.

Confira os componentes do alarme automotivo:

Alarme Automotivo
  1. 1. Sensores

    Os sensores são importantes componentes dos alarmes automotivos, eles tem a função de disparar a sirene do alarme assim que alguém tentar entrar no carro quando o alarme estiver armado. Os sensores podem estar nas portas do carro ou vidros, e funcionam por pressão do ar, aproximação ou mesmo através do movimento do carro.

Quais os tipos de sensores mais usados em alarmes de veículos:

  • Sensor de portas
  • O mais comum e barato entre os alarmes a venda no mercado, os sensores de portas são acionados assim que uma das portas do carro, porta-malas e capô dianteiro é aberta. Eles funcionam com interruptores parecidos como as portas de geladeiras, que quando estão fechadas ficam com as luzes apagadas, quando abertas elas acendem, ou seja, disparam as sirenes do alarme quando acionados.

  • Sensor de janelas (Ultrassom)
  • O alarme é ativado quando há uma mudança de padrão de som nos sensores de ultrassom. Este sensor é ideal para arrombamentos de vidros, pois inibi o assaltante de quebra-los apenas para furtar algum objeto dentro do carro. O mais comum destes detectores são os microfones conectados ao cérebro do alarme, que analisam as variações de som. Quando o vidro é quebrado estes sensores identificam a alteração de variação dos sons, acionando o alarme.

  • Sensor de pressão
  • Os sensores de pressão identificam a presença de um intruso dentro do carro através da medição de pressão do ar. Assim, quando acionado se houver a presença ou mesmo a pressão interna do seu carro o alarme é acionado.

  • Sensor de aproximação
  • O sensor de aproximação quando ativado liga a sirene com a aproximação do suspeito perto do carro ( ou - 20 cm), quando o indivíduo se afasta do carro, o alarme se desliga.

  1. 2.Receptor de RF

    O receptor Rádio Frequência (RF) é o componente responsável pelo uso sem fio do controle remoto do alarme, com o objetivo de armar ou desarmar a proteção.

  2. 3.Sirenes

    Hoje em dia há a possibilidade de customização da sirene de seu alarme automotivo, são diversos sons que podem ser escolhidos conforme sua preferência.

  3. 4.Cérebro

    O cérebro ou computador de um alarme automotivo é responsável por fechar os interruptores que ativam os dispositivos do alarme, como portas, janelas, sirenes e faróis. Ele tem a capacidade de monitorar tudo e ainda soar o alarme. As funcionalidades destes dispositivos podem variar conforme a instalação e configuração dos dispositivos feito no cérebro, e claro o modelo e marca do próprio alarme.

  4. 5.Bateria auxiliar

    A bateria auxiliar é utilizada quando algum ladrão tentar desconectar a ligação da bateria principal do carro. Garantindo a proteção extra e de bandidos mais experientes que desligam a bateria na hora do furto.

Funções adicionais

Modelos mais completos permitem diversas funções adicionais para proteção de seu carro, podendo oferecer mais comodidade e segurança.

    Alarme Automotivo
  • Trava Elétrica

  • A Trava Elétrica pode ser instalada de duas formas. Se seu carro já possuir uma, você deve levar a um profissional de sua confiança, instalar e configurar para o modelo de seu alarme. Existem também os Kit Alarme com trava elétrica, ele já vem preparado para instalação, bastando apenas leva-lo à auto elétrica para colocá-lo no carro.

     

  • Corta Combustível

  • O corta combustível é um opcional bem importante, com ele instalado no carro você pode armá-lo, assim caso seu carro seja furtado ele andará alguns metros até que o dispositivo interrompa a transmissão de combustível para o motor, fazendo com que o carro não ande mais.

    Alarme Automotivo
  • Vidro Elétrico

  • Assim como a trava elétrica, o vidro elétrico pode ser instalado de duas maneiras. A primeira é quando você já possui um em seu carro, mas fique atento pois o mesmo deve ser sensorizado, caso contrário ele não “conversará” com o alarme e será necessário adquirir o módulo de subida de vidro. Verifique também o modelo para poder instalar e configurar junto a seu alarme. A outra forma é adquirir o Kit Alarme e Vidro Elétrico, este Kit já vem com tudo que você precisa para colocar no seu carro.

    Chave Canivete Pósitron PX80 Controle de Alarme Universal
  • Chave Canivete

  • A chave canivete é um opcional que pode proporcionar mais comodidade e usabilidade no dia a dia. Com ela você tem em um item só, alarme e chave, bastando apenas levá-la ao chaveiro para que o mesmo faça o molde da chave original e transpasse para sua chave canivete. Com ela você poderá ter todas as opções do alarme que você tenha instalado no carro, como trava e vidro elétrico e outras funções. Você não precisará mais se preocupar em andar com chaves e controle do alarme, ou esquecer um destes objetos em algum lugar.

    Controle Remoto Pósitron Two Way Longa Distância e Vibra
  • Controle remoto com maior alcance

  • Como próprio nome do tópico sugere, com controle remoto de longa distância você terá mais conforto em ligar ou desligar o alarme do seu carro, não necessitando estar perto do mesmo. Seu alcance vai depender muito do modelo.

     

  • Controle que apita e dispara aviso sonoro

  • As novidades no mercado de alarmes não param, os mais modernos hoje oferecem funções diferenciadas como essas: se o alarme de seu carro disparar e você estiver com o controle, o mesmo disparará um aviso sonoro e vibrará, avisando a tentativa de furto de seu veículo.

Dúvidas sobre Alarme Automotivos

Depois de entender como os Alarmes Automotivos funcionam, quais componentes fazem parte e algumas funções que os alarmes mais sofisticados apresentam, separamos algumas perguntas frequentes de nossos clientes para não deixar dúvidas sobre a escolha do equipamento.

  1. 1.Os Kits de Alarme Automotivo já possuem sistema de trava e vidro elétrico?

    Não, os Kits de Alarmes Automotivos não possuem o sistema de trava e vidro elétrico. Estes devem ser adquiridos separadamente.

  2. 2.Os sistemas de trava e vidro elétrico são compatíveis com alarmes automotivos?

    Sim, os sistemas de trava e vidro elétrico são 100% compatíveis com os alarmes da atualidade. Todos eles já possuem entradas para instalação e combinação conjunta das travas e vidros elétricos. Apenas procure um instalador de sua confiança.

  3. 3.Diferenças entre Bloqueador e Alarme Automotivo?

  4. A diferença entre o Bloqueador e o Alarme Automotivo está em suas funções. O Bloqueador como o próprio nome sugere, simplesmente corta a alimentação do veículo, bloqueando o motor. Este tipo de equipamento não possui aviso sonoro, ele pode ser acionado de duas maneiras, ou com um botão secreto instalado dentro do veículo ou ainda via controle.

  5. 4.Todo alarme pode ser utilizado em Chave Canivete?

    A princípio sim, mas você deve verificar se a chave canivete na qual você quer adquirir funcione na mesma frequência do alarme. Para isso, basta analisar a compatibilidade entre ambos.

Agora que você já sabe tudo sobre Alarmes Automotivos, que tal adquirir o seu aqui na Connect Parts. Na nossa loja virtual você encontra o melhor preço e condições de pagamentos facilitadas em 12x sem juros no Paypal.

Esse conteúdo foi útil para você?

Recomende para seus amigos nas redes sociais!

Confira outros Guias

PróximoAnterior

Formas de Pagamento

  • Cartões de Crédito
  • Cartões de Débito
  • Boleto

Reconhecimento e Segurança

Connectparts Comércio de Peças e Acessórios Automotores S.A. CNPJ:08.677.036/0001-16 / IE: 438.241.764.116

Rua Carlos Tosin, 1256 - Marília, SP - CEP: 17512-120